terça-feira, 18 de agosto de 2009

► INFORMATIVO/GEB Nº 7 – Julho/Agosto 2009

• SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES •

Considerando os inúmeros casos de "Gripe A" registrados na região, a Diretoria do GEB, por precaução, comunica aos jovens, pais e comunidade em geral que as atividades do grupo estão suspensas até o dia 29 de agosto.

• MOVIMENTO ESCOTEIRO COMPLETA 102 ANOS •

O Movimento Escoteiro completou, no dia 01 de agosto, 102 anos de existência. Em 1907 Robert Baden-Powell promoveu seu acampamento experimental na Ilha de Bownsea, Inglaterra. O acontecimento teve duração de 08 dias, onde 21 jovens reuniram-se com objetivo de colocar em prática suas idéias utilizando atividades ao ar livre para contribuir na educação dos jovens.

Logo após o primeiro acampamento, Baden-Powell ministrou muitas palestras sobre sua proposta educativa e, finalmente, em 15 de janeiro de 1908, lançou um primeiro fascículo, de um conjunto de seis, intitulado “Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes). O escotismo espalhou-se pela Inglaterra e em seguida em diversos países, obrigando o Fundador a instalar e organizar o “Movimento Escoteiro”.

O Escotismo chegou ao Chile em 1908. Em 1910 já estava no Brasil. O escotismo transformou-se em um diferente sistema de educação não formal para jovens, homens e mulheres, na faixa etária dos 7 aos 21 anos, acompanhados por líderes adultos que se dedicam a lhes oferecer atividades que proporcionem experiências educativas, e que contribuirão para formação integral de futuros cidadãos, responsáveis e participativos em suas comunidades.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro, fundada pelo próprio Baden-Powell, reúne atualmente mais de 28 milhões de membros, em 216 países e territórios, constituindo-se na maior associação mundial de jovens, com relevante trabalho em busca da paz e da compreensão entre as pessoas, superando diferenças, distâncias e fronteiras. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas, homens e mulheres, da maioria dos países e culturas do mundo, tenham prometido viver em conformidade com Lei e a Promessa Escoteira, fazendo parte da Grande Fraternidade Mundial Escoteira.

Conforme o presidente da União dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Sul (UEB/RS), Carlos Eduardo Chaise, esta data representa mais que um culto ao passado: serve de estímulo à criação de novos grupos, principal desafio do presente. O movimento gaúcho conta hoje com cerca de oito mil escoteiros. “Trabalhamos com a formação ética e moral, trabalho em equipe e auxílio ao próximo”, afirma Carlos Chaise.



• DIA DO CHEFE ESCOTEIRO •

Na última noite do 1º Jamboree Mundial, em Olímpia, Inglaterra, a 6 de agosto, B-P foi proclamado “Escoteiro-Chefe-Mundial” pelos aplausos da multidão de rapazes presente ao Jamboree e, em razão disso, algumas associações escoteiras (em especial da Região Interamericana) celebram esse dia como sendo o Dia do Chefe Escoteiro.

Parabéns a todos os Chefes do GEB por essa tão importante data!!!

• ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO •

Chefe Bella (02), Escoteira Ana (03) e Chefe Júlio (10).